segunda-feira, 7 de março de 2011

Magusto e Convívio no Centro Cultural e Social de Vale da Mua




No passado dia 5 de Março, a Direcção do Centro Cultural e Social de Vale da Mua (Envendos) convidou os seus sócios e a população em geral para um Magusto-Convívio nas instalações daquela associação. O pretexto foi a existência de um saco de castanhas, gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia de Envendos, mas, sobretudo, o facto de as instalações do Centro estarem quase concluídas. Compareceram à chamada cerca de meia centena de convivas, de todas as idades, desde os mais velhos que ainda moram permanentemente em Vale da Mua, até aos mais novos, filhos dos filhos da terra que, por razões ditadas pela vida, aqui não podem passar todos os dias do ano.
A parte comestível do convívio decorreu em duas secções: cá fora as castanhas e o chouriço e, lá dentro, os bolos e petiscos trazidos por quem quis colaborar dessa forma. Na lareira ardiam troncos reconfortantes para os pés dos mais velhotes, até porque a tarde estava fria. A missão de aquecer os corpos e as almas coube também ao conteúdo de dois garrafões de pinga cá da terra, completamente aprovada pelos convivas. A chuva resolveu também fazer-se convidada, o que até não calhou mal, porque obrigou a juntar na nossa velha "sala de aulas" a totalidade dos presentes.
Pode dizer-se que esta iniciativa da Direcção do Centro foi plenamente conseguida, em todos os aspectos, no convívio e no avanço do projecto. Esta foi a oportunidade de mostrar a obra feita, que está bonita, e é digna de todos aqueles que nela se empenharam.
O passo seguinte, além de concluir alguns pormenores da obra, é o de realizar a inauguração oficial do Centro, o que acontecerá no dia 23 de Abril. Pela amostra que foi este convívio, espera-se que a inauguração conte com a presença massiva de todos aqueles que vêm neste Centro um espelho do dinamismo de uma aldeia que, desde sempre, primou pelo espírito de iniciativa e de união, como se pode ver em obras como a fonte, a estrada e a capela de Nossa Senhora de Fátima.
Até Abril!
Celestino Pinheiro










Sem comentários: